Inscrições Curso Capacitar Hotelaria e Serviços seguem abertas até 31 de maio

As vagas são ofertadas para jovens de Volta Redonda, Barra Mansa, Piraí, Pinheiral, Quatis, Resende e Porto Real

O Projeto Capacitar Hotelaria e Serviço, realizado pela Fundação CSN no Hotel-escola Bela Vista e no Sider Hotel-escola, em Volta Redonda (RJ), está com processo seletivo aberto para turmas do segundo semestre de 2016. Por meio de aulas teóricas e práticas, o curso capacita jovens para o mercado de trabalho e primeiro emprego. O curso tem duração de 6 meses e oferece oficinas de reserva e recepção, cozinha, governança, atendimento ao cliente, bartender, entre outras temáticas.

Jovens têm até o dia 31 de maio para se inscrever gratuitamente e participar da 19ª turma do projeto, com início em julho de 2016. Para se candidatar, é preciso ter entre 16 a 29 anos e ensino fundamental completo na rede pública. Podem se candidatar jovens de Volta Redonda, Barra Mansa, Piraí, Pinheiral, Quatis, Resende e Porto Real, prefeituras parceiras do projeto.

Para a aluna do projeto, Rayane Costa, o Capacitar Hotelaria e Serviços abrange todos os módulos em um único curso. “A gente não vê curso completo na área, mas sim cursos separados de capacitação. Teria que cursar um por um, demoraria muito”, acrescenta. Já a ex-aluna, Tamires Ferreira, sempre gostou da área de eventos: “O curso foi a porta principal para a realização de um grande sonho, me sinto realizada. Hoje sou cerimonialista”, conta.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas no Centro Cultural Fundação CSN, na Rua 21, no número 402 (em frente ao Recreio), das 8h30 às 17h, para candidatos das cidades de Volta Redonda e Barra Mansa. Outros endereços: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Pinheiral, Quatis, Piraí e Porto Real ou na Secretária de Trabalho e Renda de Resende.

O processo seletivo inclui prova de Português e Matemática, que será realizada no dia 04 de junho, às 13 horas, na Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC), além de análise socioeconômica. São 88 vagas, que serão distribuídas em duas turmas com 44 vagas cada (turnos manhã e tarde).

No ato da candidatura, é preciso apresentar cópia da identidade e do CPF; duas fotos 3×4 recentes; cópia do comprovante de renda dos integrantes da família que trabalham e cópia do comprovante de escolaridade. O edital completo e mais informações podem ser obtidas no site da Fundação CSN (www.fundacaocsn.org.br) ou pelo telefone 3343-3990.

Sobre o Capacitar Hotelaria e Serviços

O Projeto Capacitar Hotelaria e Serviços, realizado pela Fundação CSN, busca capacitar jovens para o mercado de trabalho e primeiro emprego. O curso, realizado no Hotel-Escola Bela Vista e no Sider Hotel-escola, oferece oficinas de atendimento ao cliente, eventos, reserva e recepção, auxiliar de cozinha, entre outros módulos, com aulas teóricas e práticas, totalizando 220h, em um período de 6 meses.

Nesse projeto, a Fundação CSN ainda garante vale-transporte, lanche, uniforme e material didático. Além disso, assegura 25% das oportunidades aos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, indicados pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas – DEGASE e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. Desde 2007, capacitou 855 profissionais para as áreas de hotelaria e serviços.