EM APENAS DOIS DIAS, QUATIS CONSEGUE SUPERAR META DA VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E PARALISA INFANTIL

       O prefeito Bruno de Souza (MDB) manifestou, na manhã desta segunda-feira, 17, os seus cumprimentos aos pais ou responsáveis pelas crianças menores de cinco anos em Quatis (foto) pelo percentual alcançado no Município durante a campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil e o sarampo. Os cumprimentos do prefeito são extensivos aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que atuaram na campanha realizada em sete unidades médicas da cidade.




 

      O índice alcançado até o final da tarde de quinta-feira, 13 de setembro, foi de 95,59 por cento. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para todos os municípios brasileiros era de 95 por cento.         No caso das crianças com apenas um ano de idade, o índice atingido em Quatis ultrapassou em mais de 20 pontos percentuais a meta geral da vacinação: nesta faixa etária foram imunizados 118,71 por cento do público-alvo. Nos segmentos de três e quatro anos, o índice alcançado também foi superior à meta geral: 98,33 por cento e 95,48 por cento, respectivamente.

      Na tarde de terça-feira, dia 11 de setembro, o índice geral de crianças vacinadas na cidade de Quatis estava em 94, 13 por cento. Isso significa dizer que em menos de 48 horas, mais de um por cento do público-alvo foi imunizado, ultrapassando dessa maneira a meta para o Município.

         Mesmo com o resultado positivo no Município, as doses da vacina contra o sarampo e a paralisia infantil continuarão sendo aplicadas nos postos de Quatis durante toda esta semana, de 8 às 16 horas. A imunização é realizada na Clínica da Família (bairro Nossa Senhora do Rosário); unidades do Programa Saúde da Família dos bairros Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri; postos médicos dos distritos de Falcão e de São Joaquim, além da Casa da Criança, no Centro, próximo à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Devem se imunizadas todas as crianças de um a cinco anos incompletos.

         – Por mais de uma vez, eu fiz um chamado aos pais ou responsáveis no sentido de que não deixassem de levar os seus filhos para que as crianças pudessem receber a vacina. Diante do resultado positivo registrado em nosso Município, eu me sinto agora no dever de vir a público e agradecer aos pais ou responsáveis que atenderam ao nosso apelo. A vacina existe em nossas unidades, mas era necessária a conscientização da população no sentido de que não deixasse de imunizar as nossas crianças. Expresso também os meus cumprimentos a cada profissional da Secretaria Municipal de Saúde mobilizado para esta campanha de vacinação. O trabalho dedicado e eficiente de todos vocês foi fundamental para o sucesso da imunização – disse o prefeito.

         Segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, até a sexta-feira passada, 14 de setembro, quatro mil cidades brasileiras (72 por cento do total de municípios no território nacional) não tinham conseguido imunizar 95 por cento das crianças que formavam o público-alvo. E enquanto na cidade de Quatis, o percentual de crianças vacinadas com apenas um ano de idade chegou a 118,71 por cento, a média nacional nesta faixa etária estava em 85,45 por cento na sexta-feira.

       – Esses dados do Ministério da Saúde mostram que em Quatis o esforço dos profissionais de saúde e a conscientização dos pais ou responsáveis superaram as expectativas, porque, ao contrário da maioria dos municípios brasileiros, cujos números ficaram abaixo da meta nacional, em nossa cidade os índices passaram dos percentuais que formavam a meta – concluiu o prefeito.

              Foto 1: Campanha de vacinação na cidade de Quatis superou meta do Ministério da Saúde

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIS

Secretaria Municipal de Governo

Coordenadoria de Comunicação Governamental