Mudança no Trânsito, Guardas e Sistema de Taxi

PREFEITURA MODIFICA TRÂNSITO, ADMITE MAIS

GUARDAS MUNICIPAIS E MODERNIZA SISTEMA DE TÁXIS

Balanço destaca ações principais da área de Ordem Urbana

        Implantadas em agosto de 2017, as modificações no sistema viário do Município estão entre as ações principais da Prefeitura de Quatis nas área do trânsito, transporte e ordem urbana, implantadas no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2018. As medidas consideradas mais importantes nestes três setores foram destacadas nesta segunda-feira, 07, pelo prefeito Bruno de Souza (MDB), que iniciou na semana passada a divulgação de um balanço sobre as obras e serviços principais da administração municipal no biênio 2017-2018.

 

        Com as mudanças no trânsito, o sentido para a circulação dos veículos sofreu modificações em trechos de várias ruas e avenidas da área central do Município, entre elas a Avenida Avelino Batista Soares (via da Caixa Econômica Federal); Avenida Nossa Senhora do Rosário; Ruas Delfim Froés, João Tibúrcio, dona Cirene, comendador Miranda, Faustino Pinheiro, coronel José Leite, Ana Ferreira de Oliveira e Francisco Balbi.

O itinerário dos ônibus também recebeu alterações. Os ônibus das linhas intermunicipais, que paravam e saiam do ponto localizado na esquina da Avenida Nossa Senhora do Rosário com a Rua professor Pessoa de Barros, no Centro, passaram a realizar paradas para embarque e desembarque de passageiros em dois novos pontos no Centro, um deles na Avenida Euclides Guimarães Cotia, próximo à loja Art Móveis, o outro ao lado da Loja Marcy Modas, na Rua coronel Alfredo de Oliveira. A circulação dos ônibus visando atender moradores de bairros situados acima da linha férrea não foi alterada.

– As mudanças no trânsito atenderam a uma reivindicação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e tornaram realidade uma das prioridades da nossa administração visando modernizar o sistema de trânsito de Quatis, visto que a nossa cidade está se desenvolvendo e necessitava de um sistema viário que permitisse maior rapidez na fluidez do sistema viário e com mais segurança aos pedestres, daí a implantação das faixas e placas de sinalização.

O trânsito modificado possibilitou ainda a atuação efetiva da Guarda Municipal no controle e na fiscalização do sistema viário de Quatis. Em breve, a corporação passará a aplicar medidas previstas pela legislação no caso de infrações contra as regras de trânsito, entre eles a aplicação de multas. Atualmente, guardas municipais realizam a orientação aos motoristas e pedestres nos pontos mais movimentados, de 7 às 19 horas (segunda a sexta-feira) e de 7 às 13 horas (sábados).

As melhorias na Guarda Municipal, aliás, também estiveram entre os avanços mais importantes da prefeitura ao longo dos últimos dois anos. O efetivo da corporação foi ampliado em cem por cento com a admissão de 40 agentes aprovados em concurso público, que elevou o número de guardas para mais de 70.

A administração municipal acaba de alugar também dois veículos zero quilômetro para os serviços prestados à população pela Guarda Municipal: vigilância das repartições públicas do Município, ronda escolar e o próprio controle de trânsito. E há menos de um mês, o prefeito Bruno de Souza participou da formatura do grupamento ambiental da corporação, cuja criação é proveniente de uma lei assinada pelo próprio atual prefeito, em 2013, durante seu primeiro mandato à frente do poder executivo.

Ainda no final do ano passado, a prefeitura adquiriu cones e coletes reflexivos destinados a melhorar as condições de trabalho dos guardas municipais na fiscalização e orientação do sistema viário, tendo repassado também, no ano de 2017, mais de 30 rádios retransmissores doados ao Município pela organização dos Jogos Olímpicos realizados no Brasil em 2016. A incorporação dos equipamentos ao patrimônio da Guarda Municipal representa hoje um avanço de fundamental importância na comunicação entre os agentes.

Bruno de Souza frisa também a modernização do sistema de transporte por táxis em Quatis, “no conjunto de avanços alcançados pela prefeitura na área da ordem urbana”. Desde outubro do ano passado, os valores das corridas passaram a ser cobrados dos passageiros segundo os preços indicados por taxímetros, que foram adquiridos pelos próprios motoristas e instalados nos veículos sob a supervisão do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro).

A instalação dos taxímetros, na avaliação do prefeito Bruno de Souza, “tornou mais justa a cobrança das corridas a favor dos passageiros e dos próprios motoristas, pois antes não havia um parâmetro para a definição dos valores”. O atual valor da bandeirada é R$ 6,85. O ponto de táxi antes situado na Avenida Nossa Senhora do Rosário, em frente à agência do BRADESCO, passou para a mesma avenida, só que no trecho entre as ruas professor Pessoa de Barros e coronel José Leite.

O novo ponto recebeu uma cobertura para os motoristas e pedestres, o que não havia na localização antiga da parada dos táxis. Além do ponto da Avenida Nossa Senhora do Rosário, existe outro ponto de embarque de passageiros deste sistema de transportes, este situado na Rua Carlos Hassis (a rua da Feira da Roça).

Fonte: 

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIS
Secretaria Municipal de Governo
Coordenadoria de Comunicação Governamental