‘Não levem a vida tão a sério’, diz centenária de Quatis, RJ

Dona Glorinha reuniu família e amigos para festejar o 100º aniversário.
Ela diz comer e beber de tudo e não sofrer com problemas de saúde.

Por G1.globo.com,

“Estou sentido uma das maiores alegrias da minha vida”, disse Maria da Glória Brito Orioli, durante o almoço em comemoração aos seus 100 anos. Alegre, lúcida e com boa saúde, Dona Glorinha — como é mais conhecida — revelou o segredo da longevidade. “Pensei em viver um dia de cada vez, sem ficar me aborrecendo. Sem levar as coisas muito a sério. Acho que o segredo é não levar a vida tão a sério e procurar sempre o lado bom da vida”, contou.

quatis 100 anos

Dona Glorinha conversou com o G1 durante o almoço pelo centésimo aniversário, no último dia 31 de janeiro. “Minha vida foi muito simples, sem exageros, muito calma. Sempre procurei não me aborrecer”.

Com duas filhas e dois netos, ela foi casada por 43 anos, até que a morte a separou de Hélio Aleixo. “O que eu mais sinto saudade é do meu marido. Ele morreu no domingo em que o Brasil foi tetracampeão mundial. Hoje eu acho que ninguém mais tem paciência. As separações são porque as pessoas não tem paciência. Se eu quisesse [brigar], eu também acharia motivo”, explicou.

Segredo para longevidade
A centenária, que diz nunca ter praticado exercícios físicos, acredita que as pessoas precisam deixar de se aborrecer por motivos banais. Desta maneira chegar aos 100 anos fica muito mais fácil. “Algumas pessoas não chegam até essa idade pelo modo de vida. Abusam muito, se aborrecem a toa, não se controlam. Sou muito controlada, isso ajuda. Nunca reclamei muito da vida. Quando um problema me vem na cabeça eu logo começo a pensar em coisa boa, aí sempre acabo sorrindo”, comentou.

Sobre a alimentação, Dona Glorinha diz comer o mais simples: arroz, feijão e legumes. “E eu nunca fumei e nem bebi. Tem cinco anos que comecei a beber cerveja”.

Fonte: G1.globo.com

Leia Mais em: http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2015/02/nao-levem-vida-tao-serio-diz-centenaria-de-quatis-rj.html