QUATIS REFORÇA IMPORTÂNCIA DOS INVESTIMENTOS NA AMPLIAÇÃO DO MAQUINÁRIO

Lavoura permanente da cidade conta

com mais de 24 mil pés de plantações

        Ao divulgar nesta semana a doação de um trator agrícola ao Município pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Abastecimento, órgão subordinado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, o prefeito Bruno de Souza (MDB) ressaltou outros resultados do censo agropecuário realizado recentemente em Quatis para destacar a importância dos investimentos no maquinário disponibilizado pela administração municipal visando ampliar a assistência técnica aos produtores rurais na cidade.




Bruno frisou que só nos casos das plantações que fazem parte da chamada “lavoura permanente”, o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) constatou a existência de aproximadamente 25 mil pés cultivados durante o período de um ano em Quatis, a maioria deles de bananas (12.596 pés), palmito (8.307), goiaba (553) e limão (537).

Outras plantações detectadas pelos recenseadores, além do plantio de verduras e legumes, foram pés de abacate, acerola, ameixa, caqui, coco, jabuticaba, jambo, maçã, mamão, manga, maracujá, pêssego, tangerina, mexerica, pupunha e amora. No caso das hortaliças, o censo apontou uma produção anual de aproximadamente 88 mil quilos de verduras e legumes, entre eles, abobrinha, alface, pimentão, couve, tomate, berinjela, quiabo, inhame, repolho, beterraba, chicória, cenoura, salsa, chuchu, pepino, brócolis, couve-flor, batata-doce, agrião e alecrim.

– E o mesmo censo agropecuário mostrou que menos de dez por cento das propriedades rurais existentes atualmente em Quatis dispõem de tratores próprios para o preparo da terra destinada ao plantio. A frota de tratores em propriedades particulares é de 47. Isso significa que, mediante a inclusão de um trator agrícola na patrulha mecanizada da prefeitura, essa melhoria vai alcançar um número expressivo de agricultores em nossa cidade – disse o prefeito.

A respeito da agricultura familiar, segmento ao qual o trator recebido nesta semana pela Prefeitura de Quatis vai atender, prioritariamente, Bruno de Souza também cita números para mostrar a importância do setor nas áreas da geração de renda e desenvolvimento econômico. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no Brasil existem atualmente 4,4 milhões de famílias de agricultores, as quais são responsáveis pela produção de pelo menos 50 por cento da comida que chega às mesas dos brasileiros.

Foto 1: Plantação de hortaliças em Quatis

Quatis-RJ, 31 de julho de 2018