QUATIS TEM QUASE 23 MIL ANIMAIS BOVINOS

Bruno: “Censo agropecuário fortalece agropecuária como atividade principal da economia do Município”

        O prefeito Bruno de Souza (MDB) recebeu nesta semana os resultados preliminares do censo agropecuário realizado em Quatis pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), durante o período de 02 de outubro do ano passado a 28 de fevereiro deste ano. Foi o primeiro censo agropecuário promovido na cidade ao longo dos últimos dez anos, pois o último levantamento tinha ocorrido em 2006.




Entre os dados preliminares do novo censo agropecuário, estão os números relacionados ao rebanho de animais bovinos, que totaliza 22.291 cabeças. Já a produção anual leiteira chega a 11 milhões de litros, segundo o escritório local da EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), em cuja sede na cidade, no bairro Jardim Pollastri, os resultados da pesquisa foram apresentados pelo IBGE.

O censo agropecuário aponta a existência de 389 propriedades rurais na cidade, dos quais 288 concentram suas atividades na produção de leite; a quantidade de 920 trabalhadores que sobrevivem da agropecuária em Quatis; e os números correspondentes ao setor agroindustrial, além do cultivo de verduras, legumes e frutas, entre outras informações.

O prefeito Bruno de Souza destaca que o censo agropecuário “não apenas reforça o segmento agropecuário enquanto atividade principal da economia de Quatis, como também vai auxiliar diretamente a prefeitura na definição das políticas públicas voltadas ao setor”.

– Desde o nosso primeiro mandato (2013 a 2016), temos priorizado a produção rural entre as ações do nosso governo, justamente pela vocação evidente de Quatis para o setor agropecuário. Por esse motivo, continuamos investindo de forma permanente na conservação das estradas rurais, por exemplo. Os resultados do censo agropecuário confirmam ainda mais a nossa determinação em melhorar as condições de trabalho e de vida a favor do homem do campo e da sua família – declarou o prefeito.

O levantamento concluiu que nas propriedades rurais de Quatis existem 128 veículos, dos quais 56 são utilizados diretamente na produção agropecuária: 47 tratores, duas semeadeiras, cinco colheitadeiras e quatro adubadeiras (distribuidoras de calcários). Os outros veículos anotados foram caminhões (dez unidades), utilitários (18), carros de passeio (36) e motocicletas (oito).

Além do rebanho bovino formado por 22.291 animais, os recenseadores anotaram em suas pesquisas os totais de 596 animais suínos, 522 animais equinos, 105 animais muares (burros e mulas), 72 animais ovinos (ovelhas e carneiros), 65 animais caprinos (cabra) e 18 animais bubalinos (búfalos). No que diz respeito, ao grupo formado por galinhas, galos, frangos, frangas e pintos, a pesquisa alcançou o total de 15.016 cabeças. A quantidade de ovos de galinha produzidos na cidade pelo período de um ano ficou em 52.815 dúzias.

De acordo ainda com os dados preliminares, 259 propriedades têm telefones e as outras 130 ainda não dispõem deste equipamento de comunicação. No caso de e-mail, a maioria não conta com este serviço eletrônico: 325 propriedades não têm. Já o acesso à internet existe em 148 propriedades.

Quatis-RJ, 23 de julho de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *