Município reafirma chamado à população para não jogar lixo
Através da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, a Prefeitura de Quatis acaba de concluir as obras de reparos em um trecho da rede coletora de esgoto da Rua Alfen Ferreira de Oliveira, no São Benedito, bairro situado logo após a linha férrea da cidade. Em razão de um entupimento na tubulação, o esgoto voltou à via e para algumas residências, o que motivou a realização do serviço de emergência para diminuir os transtornos causados aos moradores.
O prefeito Bruno de Souza (MDB) acompanhou pessoalmente a realização dos trabalhos e reforçou o chamado à população no sentido de que evite jogar lixo ou entulho na rua e armazenar materiais de construção na calçada em frente às residências e estabelecimentos comerciais. Levantamentos iniciais da Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos do Município indicam que o entupimento neste trecho da rede de esgoto foi causado por detritos lançados na via pública. Parte dos detritos acabou chegando à tubulação por meio dos bueiros.
– A prefeitura intensificou a partir deste ano uma fiscalização contra o depósito de lixo e entulhos nas ruas, avenidas e praças de Quatis. Este trabalho visa também impedir o depósito de materiais de construção nas próprias calçadas. Principalmente no caso de areia e pedra brita, o material pode acabar chegando à rede de águas pluviais e à rede coleta de esgoto, causando muitos problemas ao sistema de escoamento. É de fundamental importância que a população também faça sua parte, mantendo as vias públicas totalmente livres destes detritos e materiais – disse Bruno.
Na recuperação do trecho da rede de esgoto da Rua Alfen Ferreira de Oliveira, no bairro São Benedito, a prefeitura substituiu na semana passada a tubulação de manilhas de barro por tubos de PVC. Dois caminhões e uma máquina retroescavadeira foram usados na realização do serviço, cuja execução ocorreu com recursos da própria prefeitura. Bruno de Souza informou também que a administração municipal já encaminhou uma solicitação de verbas federais à FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) com o objetivo de trocar parte da tubulação da rede de esgoto e de água potável do Município:
– As tubulações existentes hoje em nossa cidade são muito antigas, o que contribui diretamente para a ocorrência de vazamentos. Grande parte da rede ainda é de manilha. A substituição do encanamento com certeza vai melhorar o escoamento e diminuir os riscos de vazamentos. A prefeitura, no entanto, não tem condições financeiras de arcar com este serviço por meio de recursos próprios, daí o nosso empenho em obter a verba necessária junto ao Governo Federal – concluiu o prefeito.
Fotos 1 e 2: Reparos na rede de esgoto do São Benedito foram concluídos pela Prefeitura de Quatis.
Quatis-RJ, 09 de julho de 2018
Modificado em 11/07/2018