Por Diário do Vale:
Após cerca de 3h de sessão, os vereadores da Câmara Municipal de Quatis decidiram, por unanimidade, na noite de ontem, pela cassação do diploma de vereador de Edevaldo José Silva, o Edevaldo Silva Radialista (PR). O vereador foi acusado de apresentar diploma falso de conclusão do Ensino Médio. Com isso, o pastor Márcio (PR) assumirá a cadeira de Edevaldo na Câmara.
Edevaldo apresentou os documentos quando ocupava os cargos de diretor da Secretaria da Câmara de Quatis e de chefe de almoxarifado e patrimônio, nos anos de 2009 e 2010 consequentemente.
Em janeiro desde ano, o vereador já havia sido condenado por enriquecimento ilícito e improbidade administrativa pela juíza da comarca de Porto Real-Quatis, Priscila Dickie Oddo, acatando um processo movido pelo Ministério Público Estadual (MPE).
Segunda a decisão da juíza, Edevaldo terá que devolver todo o dinheiro que recebeu durante o período que ocupou os cargos comissionados e ainda pagar uma multa de cerca de R$ 4 mil, três vezes o valor do seu salário como diretor. Ainda segundo a decisão judicial, Edevaldo perdeu os direitos políticos por oito anos e estará impedido de assumir qualquer contrato com o Poder Público da cidade.
Entretanto, apesar dessa decisão Edevaldo continuou a cumprir seu mandato como vereador da cidade. Até que o empresário e morador de Quatis Lúcio Corbolan foi até à Casa e formalizou uma denúncia contra o parlamentar. Pelo fato de Edevaldo, já como vereador eleito, ter apresentado também o diploma que seria falsificado, o presidente da Câmara, Celso Pineschi (PSDB), instaurou uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a denúncia feita pelo Ministério Público Estadual.
Como desdobramento desta CPI, foi instalada uma Comissão Processante, que preparou um relatório sobre o caso. Ele foi lido na sessão desta terça-feira antes do voto dos vereadores, que decidiram pela cassação de Edevaldo.
O DIÁRIO DO VALE tentou entrar em contato com o Edevaldo, entretanto até a publicação desta reportagem não obteve sucesso.
Modificado em 12/11/2014