O Prefeito Bruno de Souza (PR) acompanhou a avaliação técnica da gerente operacional do Serviço de Água e Esgoto de Barra Mansa, a bióloga Raquel Almeida, na Estação de Tratamento de Água, na tarde dessa segunda, dia 06.
O objetivo da visita foi auxiliar os técnicos da prefeitura a verificar os problemas que estão causando a alteração na coloração da água em alguns pontos da rede que abastece o município.
Segundo a bióloga, por causa da grande parte da rede ainda ser constituída de tubulação de ferro, pode estar levando resíduos de ferrugem na água que chega em algumas residências: “É importante ressaltar que ela está sendo tratada, e por isso, não oferece risco de doenças à população. Os moradores devem filtrá-la para o consumo. O produto não possuiu substâncias químicas ou bactérias que possam causar problemas de saúde, mas ela está comprometida esteticamente para a legislação que exige o cumprimento de um padrão para o seu uso. ”, explicou a bióloga.
Para a solução do problema em curto prazo, a bióloga orientou os técnicos na utilização de um produto para auxiliar na limpeza da rede e assim evitar que esses resíduos continuem chegando às residências: “O problema só será solucionado de vez com a construção de pontos de descarga de resíduos nos locais onde são feitas as manobras da água”, concluiu. A Secretaria de Obras também realizou na tarde dessa segunda, dia 06, a limpeza do reservatório responsável pelo armazenamento da água tratada, localizado no bairro Bondarovsky e não encontrou qualquer irregularidade. A previsão de conclusão do novo sistema de captação e tratamento é para junho deste ano.
A Prefeitura reconhece os transtornos causados no abastecimento da cidade: “Pedimos desculpas a população que tem toda a razão de estar insatisfeita com a qualidade da água. Isso é um problema histórico que é prioridade para o governo. Mas não estamos medindo esforços para que seja sanado o mais breve possível”, afirmou o prefeito Bruno.
Modificado em 13/01/2014