Estrada do Glicério está interditada até amanhã
A Prefeitura de Quatis conclui na tarde desta sexta-feira os trabalhos de recuperação da ponte de madeira que caiu anteontem, sob um córrego na Estrada do Glicério, na zona rural do Município. O córrego deságua no Rio Turvo. A ponte de madeira existe há muitos anos no local e não suportou desta vez o peso de um caminhão da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, que também caiu no córrego. O caminhão transportava escória destinada ao trabalho de conservação e manutenção das estradas daquela região rural do Município.
O caminhão foi retirado do manancial na tarde desta quarta-feira. Para que pudesse retirar o veículo, a prefeitura mobilizou sete trabalhadores, os quais atuaram com o auxílio de três máquinas, sendo uma máquina retroescavadeira, uma máquina patrol e uma máquina escavadeira de esteira. Em razão da queda da ponte, o local do acidente ficará interditado até a conclusão dos serviços de recuperação, que já começaram a ser realizados pela Prefeitura de Quatis. Após a ponte, no sentido de Barra Mansa, a circulação de veículos continua sendo feita normalmente.
Segundo o prefeito Bruno de Souza (MDB), que acompanhou pessoalmente os trabalhos de retirada do caminhão, a travessia tem seis metros de cumprimento, três metros de altura e quatro metros de largura. Os pilares desta ponte são de concreto, que dão sustentação ao piso feito com madeiras assentadas sobre toras de eucaliptos. Os materiais para a recuperação da travessia já chegaram ao local nesta quarta-feira.
– Todos os esforços da nossa administração estão sendo feitos com o objetivo de liberar totalmente o tráfego de veículos até o final da tarde de amanhã (sexta-feira), mas o andamento dos trabalhos vai depender também das condições do tempo – disse o prefeito, acrescentando que não houve vítimas no acidente desta semana.
Desde o ano passado, a estrada do Glicério tem sido uma das prioridades da Prefeitura de Quatis nas ações de manutenção e conservação permanentes das estradas rurais do Município. Em janeiro de 2017, por exemplo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural realizou um trabalho emergencial nesta via por causa dos transtornos causados por uma forte chuva na época. O temporal havia provocado deslizamento de terra, queda de barreiras e a enxurrada de entulho para o meio da pista.
Já na segunda metade do ano passado, foram realizados na estrada os serviços de limpeza de bueiros, retirada de entulho, patrolamento e colocação de escória, entre outras ações.
Dados extra-oficiais indicam que cerca de três mil litros de leite são produzidos na região do Glicério. Neste caso, o escoamento não foi prejudicado com a queda da ponte, na quarta-feira, porque a produção está sendo transportada para a Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa pelo trecho da estrada situado depois do lugar onde houve a queda da travessia.
Fotos 1 e 2: Caminhão cai em córrego e ponte cede na região do Glicério
Quatis-RJ, 04 de outubro de 2018
Fonte:
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIS
Secretaria Municipal de Governo
Coordenadoria de Comunicação Governamental
Modificado em 04/10/2018